sexta-feira, 22 de julho de 2011

As plaquetas. Continuação...

       Menores que os glóbulos vermelhos,as plaquetas são fragmentos de células produzidas na medula óssea vermelha;Não tem núcleo e relacionan-se com a coagulação sanguinea.Em cada milimetro cubico de sangue existem 150 a 450 mil blaquetas ,elas duram,em geral,de3 5 a 9 dias.
       Quando um vasosaguineo é lesado,algumas plaquetas se desintregam liberando um tipo de enzima e inicia a coagulação do sangue.

                    

O sangue.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascularanimais vertebrados. O sangue é produzido na Medula ósseanutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico. O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea). 

As plaquetas.

A plaqueta sanguínea ou trombócito é um fragmento citoplasmatico anucleados, presente no sangue que é formado na medula óssea. A sua principal função é a formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea.
Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Veias


As veias são similares as artérias mas, como elas transportam sangue sob condições de baixas pressões, elas não são tão fortes como as artérias. São compostas por três camadas: Uma camada de tecido mais externa, uma camada central muscular e a camada mais interna suave, formada por células endoteliais.

As veias recebem o sangue vindo dos capilares, após a troca de oxigênio por gás carbônico ter sido feita pelas células dos órgãos. Assim, as veias carreiam o sangue repleto de produtos excretados pelas células de volta para ou pulmões e para o coração. Ë importante que o sangue com as excretas seja direcionado continuamente em seu sentido e que não seja permitido seu retorno. Isto é possível devido à presença de válvulas no interior das veias, As válvulas são como portões que permitem o tráfico das veias apenas num sentido.

As válvulas venosas são necessárias para manter o sangue fluindo em direção ao coração, mas elas também servem para permitir que o sangue flua contra a força da gravidade. Por exemplo, o sangue que está retornando para o coração vindo dos pés deve ser capaz de "subir" a perna. Geralmente, a força da gravidade impediria que isso acontecesse. As válvulas venosas, entretanto, se posicionam como uma espécie de degraus para o sangue escalar seu caminho para cima
 
O sangue que sobe para o cérebro ( no caso, pelas artérias) sofre o mesmo problema. Se o sangue tem dificuldade para subir, pode-se sentir a cabeça leve, possivelmente até mesmo sensação de desmaio. Desmaio é uma forma do cérebro requisitar mais sangue rico em oxigênio. Quando se desmaia, a pessoa cai e permanece com o cérebro no mesmo nível do coração, facilitando com que o sangue rapidamente alcance o cérebro.

Devido à grande concentração de substâncias de excretas, o sangue contido nas veias tem uma coloração púrpura-escura. Porque as paredes das veias são finas, o sangue venoso (rico em produtos de excreção) pode ser visível através da pele como uma cor azulada. Olhe para seus punhos, mãos ou prega de seus cotovelos. Você provavelmente poderá ver seu sangue venoso sendo carreado de volta para o coração.

 

Artérias.

Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículoscoração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração. do
O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável por levar oxigênio e nutrientesdióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente e progressivamente comprometido pelos anos de deterioração para todas as células, assim como remover.


 

O coração

O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109,440 a 110,880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado.

O caração é um orgão muscular oco que funciona como uma bomba, impulsionando o sangue. Ele se localiza na região torácica do corpo humano. A principal função do caração é bombear o sangue que circula pelo corpo por meio de vasos sanguineos. A estrutura interna do coração é composta por duas cavidades superiores-Os átrios- E duas cavidades inferiores-Os ventrículos. Os átrios não se comunicam entre si e os ventrículos direito , e o átrio esquerdo comunica-se com o ventriculoesquerdo.