sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O esqueleto humano.

-O esqueleto humano divide-se em 3 partes:Cabeça,Tronco e membro.
-O tronco possui 24 ossos ,.
-O nome do osso mais longo do membro superior é TÍBIA.
-A colona vertebral divide-se em 3 partes , Cervical,Lambar e Tarácica.
-O nome das partes do osso femur são : Tronco Maior , Cabeça, Fovea da cabeça , colo , Trocanter Menor, Linha distal de reflexão copsular, Tuberculo adutor ,

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sistema excretor.

   -O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

  





sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sistema MN.

-
O Sistema sangüíneo MN ocorre em humanos e envolve a presença de antígenos M e/ou N nas hemácias.
M e N são os alelos adotados nesse sistema, que podem ser M ou N, já que não há dominância ou recessividade(herança codominante).
Os genótipos possíveis são MM (pertencendo ao grupo M), NN (pertencendo ao grupo N) ou MN (pertencendo ao grupo MN). Um indivíduo MM tem proteínas especiais M e um indivíduo NN tem proteínas especiais N. Já o indivíduo MN, como o AB do sistema ABO, tem os dois tipos de proteínas. As doações nesse sistema são livres, qualquer indivíduo pode doar sangue para qualquer outro - nesse sistema, respeitando o ABO e o Rh. Assim, o sistema MN não apresenta problemas nas transfusões porque a reação antígeno-anticorpo é muito fraca, não ocorrendo aglutinações consideráveis.


 

Sistema ABO e RH .

 - Nós seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO: Grupo A, grupo B, grupo AB, e grupo O. Cada pessoa presente ao um desses grupos sanguineos.

   - Nas hemaceas humanas podem existir 2 tipos de proteínas:O aglutinogenio A e aglutinogenio B .De acordo com a presença ou não dessas proteínas nas hemoreas os sangue é assim classificado:
-Grupo A:Possui somente a afloutionogenio A.

 -GrupoB:Possui somente a afloutionogenio B.

 -Grupo AB:Possui somente a aglutinogenio Ae B.

 -Grupo o:Não possui aglotonogenio .

 No plasma sanguineo humano pode existir 2 outras proteínas chamadas aglotininas e aglotinina. Anti A ea aglutina anti B .

 Natabela abaixo vce pode refletir o tipo de aglotinogenio eo tipo de aglotinimo existentes em cada grupo sanguineo: